Cooperados da CRUMA recebem atenção da campanha Fique Sabendo

Cooperados da CRUMA recebem atenção da campanha Fique Sabendo

Na manhã do último dia 29, cooperados da Cooperativa de  Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA) foram visitados por agentes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) – onde se submeteram ao teste voluntário de HIV/aids. Na ocasião, foi distribuído material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de preservativos e orientação quanto ao uso dos mesmos.

Ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde de Poá, o SAE trabalha com doenças infectocontagiosas, tais como aids, hepatite, tuberculose, hanseníase e sífilis. O serviço conta com médicos (infectologistas e dermatologistas), enfermeiros, assistentes de enfermagem e assistentes sociais, entre outros profissionais.

A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, cujo objetivo é conscientizar as pessoas a se submeterem ao teste de HIV, sigiloso e com resultado obtido em 15 minutos. O diagnóstico precoce do HIV é um fator que oferece possibilidade de sucesso no tratamento.

De acordo com a enfermeira Lisa Mara Chester Quintas, coordenadora do SAE, o trabalho junto aos catadores é de grande relevância, visto que a categoria está mais exposta a possíveis acidentes com materiais biológicos.

“Eu acho muito importante nós estarmos realizando ações aqui na Cruma, porque são catadores de “lixo” e acabam tendo contato com várias matérias orgânicas. A parceria com a Cruma veio acrescentar algo mais e esperamos não perder, porque é um serviço muito importante. Se todos os municípios tivessem uma “Cruma”, o meio ambiente iria ganhar muito com isso”, disse.

Paciente e voluntário

Entre os membros da equipe de agentes orientadores atua o paciente A. G., de 65 anos, que trabalha como voluntário no projeto há 10 anos. Um dos responsáveis pela implantação do projeto em Poá, por meio da Secretaria de Saúde, ele foi muito atencioso na orientação aos cooperados.

Em tratamento há 25 anos, ele afirma gostar de seu trabalho em prol da saúde da população. “É prazeroso, eu auxilio a equipe na medida em que estou disponível, porque auxilio duas ONGs, como voluntário e paciente assistido”, salientou.

“Cada vez que faço isso, me renovo como ser humano e procuro passar as coisas para os outros. O que eu passei e estou passando não quero que as pessoas passem. É uma maneira de eu trabalhar”, concluiu.

Realizada nas empresas, em todas as unidades de Saúde e demais órgãos públicos do município, a campanha deve seguir até o dia 6 de dezembro. O SAE está localizado à Travessa Silvério Pereira Jordão, 55, no centro de Poá. Contato com o serviço pode ser feito pelo telefone 4636-3875.