COOPERCRAL FAZ COLETA SELETIVA NO 10º COLÔNIA FEST

COOPERCRAL FAZ COLETA SELETIVA NO 10º COLÔNIA FEST
DSC_3171

Pela quarta vez consecutiva, a Coleta Seletiva do Colônia Fest é realizada pela cooperativa COOPERCRAL (Fotos: Samuel Ferreira)

Samuel Ferreira

A COOPERCRAL – Cooperativa de Coleta Seletiva Cuidando e Preservando a Recuperação Ambiental Local, realizou a Coleta Seletiva oficial do 10º COLÔNIA FEST, tradicional festival do Bairro Colônia, situado no Distrito de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo.

Essa é a quarta vez que a COOPERCRAL realiza a coleta seletiva no festival, que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de julho. O evento também comemora o aniversário do bairro, criado por colonos alemães há 186 anos.

A cooperativa participou com uma equipe de cinco catadores e um carrinho, utilizado para transportar os sacos cheios de materiais recicláveis coletados no evento até os bags maiores, dispostos em ponto específico, uma vez que, devido à lotação, não era possível circular com os bags nas áreas das tendas e barracas.

Segundo a catadora Maria Auxiliadora, atual presidente da cooperativa, a coleta seletiva em eventos desse porte serve para a conscientização da comunidade local quanto à importância da separação dos resíduos sólidos para a reciclagem e indica um respeito ao trabalho socioambiental da cooperativa por parte do poder público.

“Acho essa parceria boa, porque nós conseguimos ser mais reconhecidos pela comunidade do bairro, que ainda não tem a implantação da Coleta Seletiva”, afirmou Auxiliadora. “A gente passa, as pessoas estão com o material na mão e nos chamam para entregar ou colocar no saco plástico”, concluiu.

Uma dessas pessoas colaboradoras é a Auxiliar Administrativa Daiane Santana, 32, que chegou e entregou uma latinha de refrigerante vazia a um dos catadores. Acompanhada do marido e da criança de colo, ela disse que, em relação à sua contribuição, se todos fizerem sua parte irão ajudar muito na questão socioambiental da região. “Além de ajudar a família dos cooperados, vai ajudar o meio ambiente, que é o mais importante”, afirmou.

DSC_3228

Para Daiane Santana, compromisso de cada um com o meio ambiente irá colaborar muito com a questão socioambiental

Um dos integrantes da equipe de coleta, o catador Paulo Renato dos Prazeres afirmou que, apesar de ainda não ter um amplo envolvimento na questão dos resíduos sólidos, a população vai aderindo gradativamente às ações ambientais.

“No momento, tivemos uma conversa aberta com o munícipe, sobre o procedimento de separação dos materiais. Estamos em evolução, para conhecimento deles sobre o que estamos fazendo aqui no ‘Colônia Fest’, que é prestar um trabalho social de coleta seletiva dos materiais recicláveis”, salientou. “No momento eles estão meio perdidos, mas vão se encontrar”, disse ainda, se referindo aos participantes do evento.

O catador apontou que o fato de a equipe estar com uniforme, organizada e devidamente identificada ajuda na abertura de diálogo com as pessoas, que sentem firmeza em colaborar com pessoal formalizado e capacitado como catador de material reciclável. Até alguns agentes da empresa de coleta do lixo orgânico colaboraram com a ação, despejando os produtos recicláveis nos bags.

IMPORTÂNCIA DA PARCERIA

A parceria entre a COOPERCRAL e a Comissão Organizadora do 10º Colônia Fest se torna relevante, pela possibilidade de participação da cooperativa nos demais eventos turísticos, culturais e ecológicos da região, como defende Roberto Carlos, diretor-presidente da AMTECI-PA – Associação de Micropousadas, Turismo, Eventos, Comércios e Indústrias de Parelheiros e presidente do Conselho Gestor do PAT – Posto de Atendimento ao Turista do distrito.

“A atuação da COOPERCRAL é de fundamental importância nesses tipos de eventos, onde reúne milhares de pessoas. A produção de material sólido é grande e a parceria com os catadores, além de reduzir de imediato a visualização desse material por parte dos usuários, também gera renda”, afirmou.

DSC_3185

Segundo Roberto Carlos (em pé, à esquerda), potencializar as ações da COOPERCRAL na região é de grande valia para a sustentabilidade

Ainda segundo o gestor, é preciso potencializar a COOPERCRAL na região que, além de pertencer a uma grande Área de Preservação Ambiental, integra o Polo de Ecoturismo de Parelheiros e Marsilac, criado através da Lei nº 15.953-14, de autoria do vereador Alfredinho (PT). “Potencializar a COOPERCRAL é preciso, para que ela atue nos atrativos turísticos”, finalizou.

O projeto do ecoturismo na região visa o desenvolvimento de quatorze bairros, como Vargem Grande, Colônia e Barragem, entre outros, sendo a limpeza urbana uma das áreas a ser contempladas.

Aproximadamente 19 mil pessoas se fizeram presente nos três dias de festa, segundo a Subprefeitura de Parelheiros. A festa contou com várias atrações, como danças e comidas típicas, concurso de melhor traje alemão, chopp de metro, shows musicais e atividades culturais.

DSC_3182

Conscientização socioambiental da população é uma das premissas de trabalho da cooperativa na região

 

DSC_3136

Desde pequenina: ao ver a catadora recolhendo os recicláveis, criança presente ao festival deposita descartáveis no saco plástico

 

DSC_3147

Segundo a catadora Maria Auxiliadora, pouco a pouco os cidadãos vão participando da ação sustentável

 

DSC_3178

Catadora coleta recicláveis em local que, horas depois ficou lotado de gente, que se espremiam entre si

 

DSC_3222

Ligada à Rede Cata Sampa, cooperativa COOPERCRAL busca a conscientização da população do bairro Colônia

 

DSC_3232

Oito super bags repletos de materiais recicláveis foram encaminhados para triagem no galpão da COOPERCRAL