INSTITUTO

O Instituto Rede de Base Orgânica Cata Sampa atua desde 2003 desenvolvendo ações e parcerias para melhorar as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis do Estado de São Paulo. Sua diretoria é totalmente composta por catadores cooperados e representantes de diversas organizações que carregam em suas histórias, a luta para melhor qualidade de vida de seus pares.

A Rede desenvolve ações orientadas pelos princípios da Economia Solidária com olhar especial aos trabalhadores informais, cooperativas de produção, de consumo solidário ou de serviços; organizações e grupos de crédito solidário e fundos rotativos; grupos e clubes de trocas solidárias com uso de moeda social (ou comunitária); recuperação de empresas pela autogestão; estabelecimento de cadeias solidárias de produção, comercialização e consumo, organização econômica de comunidades tradicionais, dentre outras iniciativas.

Fomentar alternativas para organização, valorização e fortalecimento do trabalho dos catadores, tanto dos que estão em processo de organização (Cooperativas / Associações) como os que estão fora destes processos (Ruas, lixões, etc...) na luta com base nos princípios do MNCR e possibilitar a integração dos jovens na sua formação para apoios futuros.
Ser uma organização que contribua para o desenvolvimento e sustentabilidade das Cooperativas/ Associações e Rede de catadores; captar recursos através de parcerias públicas, privadas e internacionais, adaptando novas tecnologias e desenvolver processos industriais para a tingir a cadeia produtiva industrial da reciclagem.
Responsabilidade, compromisso, honestidade, respeito, dedicação, compreensão, comprometimento, companheirismo, valorização da categoria, transparência, colaboração, união ética e eficiência.

Infraestrutura

“Temos um galpão em Jundiapeba [distrito de Mogi das Cruzes, a 60 quilômetros da capital] e de lá os materiais vão direto para as indústrias. Isso ajuda a comercializar o que é produzido por cada cooperativa. Juntos, a gente consegue volume, qualidade e atingir grandes mercados”

Roberto Rocha, Coordenador Geral da Rede Cata Sampa e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

Setor Operacional

O setor Operacional tem o papel de coordenar as atividades operacionais da Rede, como ações de triagem, pesagem, enfardamento e armazenagem dos materiais recicláveis, para posterior comercialização. O amplo Galpão da Rede colabora com o processo de triagem, bene¬ciamento e armazenamento dos materiais recicláveis, que, junto à logística, facilitam o escoamento dos mesmos, além da área Administrativa.

Prensas horizontais e esteiras de elevação, aliadas a outros equipamentos, facilitam a logística operacional, além de agilizar todo o processo de beneficiamento do material, agregando valor ao mesmo.

Para sua casa, procure a cooperativa mais próxima para doar materiais recicláveis. Clique Aqui e encontre uma cooperativa

Lembre-se: as cooperativas só coleta material recicláveis. Madeira e resíduos de construção não são coletados.
Entre com contato com o setor de comercialização da Rede Cata Sampa.

Setor de comercialização
A Rede Cata Sampa desenvolve atividades educativas para empresas e instituições com foco da sustentabilidade.

Setor de projetos

Faça um orçamento conosco e operacionalize sua coleta de recicláveis!

Valoreze o trabalho profissional dos catadores de materiais recicláveis protegendo o meio ambiente e proporcionando inclusão social.

SOLICITAR ORÇAMENTO

Nossos Clientes