Parceria com Gerdau incentiva inclusão de cooperativas na rede e viabiliza maior renda aos catadores

Parceria com Gerdau incentiva inclusão de cooperativas na rede e viabiliza maior renda aos catadores

Samuel Ferreira

 

 

A Rede Cata Sampa firmou parceria para o fornecimento de sucata ferrosa à Gerdau, maior recicladora da América Latina e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Iniciado em setembro de 2012, o acordo prevê o envio mensal de 100 toneladas de sucata ferrosa à empresa que, ao comercializar com a rede de economia solidária, realça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

 

O trabalho com a Gerdau é resultado, entre outros fatores, do valor agregado ao material reciclável comercializado em rede, que influi na melhoria da renda dos cooperados e, consequentemente, incentiva a economia solidária entre as cooperativas.

 

Além disso, a parceria fortalece e destaca a Rede Cata Sampa no mercado de sucata ferrosa e incentiva as demais cooperativas a comercializar em rede, conforme salientou Alex Tonelli, do Setor de Logística da Rede.

 

“O preço que estamos recebendo hoje no ferro é um dos maiores do mercado. Isso está ajudando muito a inclusão de cooperativas na Rede, que até então não estavam participando. Fora isso, nós teremos um aumento no ganho dos cooperados e uma maior visibilidade da Rede Cata Sampa no mercado de sucata de ferro”, afirmou.

 

De igual opinião, o catador Marcos Antônio de Lima, da Equipe de Comercialização da Rede, salientou que a parceria com a Gerdau foi um pontapé fundamental para a categoria, no sentido de manter ligação direta com a grande indústria.

 

“No ano passado conseguimos ter contato direto com os representantes da Gerdau e conseguimos fazer uma negociação direta com a indústria, coisa que a alguns anos atrás nós não imaginávamos que iríamos conseguir”, disse Lima.

 

Ainda segundo ele, a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) veio fortalecer o diálogo dos catadores organizados com a grande indústria, invertendo o modo de olhar dos setores envolvidos.