QUEM SOMOS

    A Rede Cata Sampa é formada por 22 cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e busca ampliar e organizar práticas de economia solidária nessas organizações fortalecendo assim a vida dos catadores e suas famílias. Com sede em Mogi das Cruzes, a Rede tem como estratégia atuar em três áreas:

  • Cidade de São Paulo
  • Alto Tietê e Cabeceiras
  • Litoral Paulista

  • Nessas regiões, o projeto beneficia cerca de 3.000 pessoas indiretamente e cerca de 750 catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas ou associações que atuam nas comunidades de 11 municípios onde estão inseridos na catação. A Rede auxilia o poder público na redução do volume de lixo que é enviado aos aterros sanitários, tornando a cidade mais limpa e saudável e permitindo aos cooperados retirarem o sustento para suas famílias através da Coleta Seletiva Solidária. Sua estrutura diretiva é formada por Assembleia Geral, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, ocupando esses cargos representantes de todas as organizações que a compõem. A gestão atual da Rede é feita pelos catadores representantes dos EES. Juntos, realizam o processo de comercialização solidária, buscam novos compradores, processam o material, controlam estoques e cuidam da disposição ambientalmente sustentável dos rejeitos. A Rede conta com o assessoramento de técnicos profissionais nas áreas administrativa, financeira, comercial e de educação ambiental. Os EES integrantes da Rede organizam-se pela autogestão.

OBJETIVOS

Melhoria da qualidade de vida dos catadores, suas famílias e da região onde atuam por meio do aumento da renda e do processo de formação em economia solidária e cidadania.

MISSÃO

Melhoria da qualidade de vida dos catadores, suas famílias e da região onde atuam por meio do aumento da renda e do processo de formação em economia solidária e cidadania.

HISTÓRIA

A Rede Cata Sampa, criada em 2006 surgiu a partir da necessidade do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) do estado de São Paulo de organizar e ampliar a luta da categoria e fortalecer o processo de formação e especialização técnica dos catadores. A Rede Cata Sampa busca ampliar e organizar práticas de economia solidária nas cooperativas de catadores de material reciclável.