Rede Cata Sampa discute planejamento e novas oportunidades de negócios

Rede Cata Sampa discute planejamento e novas oportunidades de negócios
Reunião Programação do Planejamento Interno da Rede Cata Sampa (95)s

Roberto Laureano da Rocha, um dos gestores da Rede, anuncia novas oportunidades de negócios (Foto: Samuel Ferreira)

Por Samuel Ferreira

Em reunião com coordenadores, técnicos e demais membros do Conselho Administrativo, a Diretoria da Rede Cata Sampa aproveitou a quinta-feira (9) de feriado para discutir vários assuntos relacionados ao andamento dos trabalhos, bem como traçar novas metas para o sucesso de seu modelo de negócio, baseado nas diretrizes da economia solidária.

O encontro foi realizado das 8h00 às 17h00, em uma das salas de eventos do Hotel Excelsior, na região central de São Paulo, onde os atores socioambientais traçaram um panorama das áreas de atuação da Rede e fizeram uma exposição dos desafios cotidianos enfrentados, seguidos de amplo debate sobre os rumos a serem tomados.

Junto às experiências de oportunidades e ações de sucesso da Rede, foram apresentadas questões a serem resolvidas a curto, médio e longo prazo, de acordo com a Programação de Planejamento Interno do grupo.

Ainda durante os trabalhos foram feitas explanações sobre o atual cenário vivido pelos setores de Comercialização e Logística Operacional, respectivamente, bem como prestações de contas relacionadas ao setor Administrativo e à gestão de frotas.

Novas oportunidades de negócios

Informações sobre novas oportunidades e modalidades de negócios para a Rede Cata Sampa foram socializadas pelos coordenadores aos companheiros participantes do evento, que se mostraram otimistas e sinalizaram formas de planejamento e estruturação.

Prestação de serviços de coleta de resíduos junto ao setor varejista, processamento de plástico em parceria com a indústria Frascô, assim como o processamento de vidro em parceria com a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) são algumas das negociações em andamento anunciadas por Roberto Laureano da Rocha, um dos coordenadores e membro da Diretoria da Rede.

Os projetos ‘Sustentabilidade da Rede Cata Sampa’ e ‘Cata Rua’, em respectivo, tiveram seu andamento e as ações inerentes analisados e avaliados pelos membros envolvidos, direta ou indiretamente, com os encaminhamentos necessários.

O primeiro, patrocinado pela Petrobras, visa fornecer meios para a obtenção da própria sustentabilidade da rede de cooperativas que comercializam em conjunto.

O segundo, que é fruto de uma parceria entre o Instituto Cata Sampa e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), tem a premissa de melhorar as condições de trabalho dos catadores individuais ou em grupos, formalizados ou informais.

A ampla questão da Logística Reversa também foi debatida pelos catadores durante o encontro que, segundo seus organizadores, se mostrou muito proveitoso.

Reunião Programação do Planejamento Interno da Rede Cata Sampa (76)

Uma das integrantes da Rede, Valquíria Candido da Silva defende a temática de novos rumos e aperfeiçoamento da infraestrutura da mesma

 

Reunião Programação do Planejamento Interno da Rede Cata Sampa (78)

Catadores organizados em rede de comercialização esperam bons resultados vindouros no campo dos negócios sustentáveis

 

Reunião Programação do Planejamento Interno da Rede Cata Sampa (98)

Uma das premissas da Rede é se adequar à nova realidade do mercado dos recicláveis

 

Reunião Programação do Planejamento Interno da Rede Cata Sampa (115)

Segundo João Ruschel, gestor de Projetos Socioambientais, o projeto Sustentabilidade da Rede Cata Sampa caminha para os efeitos esperados